Questões Antropológicas
O início do estudo da antropologia está relacionado ao colonialismo, ao movimento de expansão de fronteiras das nações. Foi assim que as tribos distantes e povoados de outros continentes foram sendo conhecidos. Ã medida que as nações europeias expandiam seus domínios, a antropologia também ia se ampliando, trazendo conhecimento sobe povos distantes.
De início, não era o próprio antropólogo que fazia a observação etnográfica. Os relatos a respeito de outros povos eram trazidos por missionários, viajantes ou informantes. Os estudos eram realizados em gabinetes e muitos antropólogos detestavam a possibilidade de irem pessoalmente fazer as observações. Dessa forma, os antropólogos dependiam de outras fontes de informação, trazidas por terceiros, e essas informações passavam antes pelos ouvidos e olhos de outra pessoa, não havendo garantia de isenção de julgamentos prévios por parte de seus transmissores.
2. Qual a influência do positivismo e do evolucionismo social nas primeiras teorias antropológicas?
A partir das teorias evolucionistas da época, muitos antropólogos adotaram a ideia de evolução para interpretar o desenvolvimento de diferentes sociedades.
Segundo Comte, todas as sociedades humanas evoluem da mesma maneira, de forma linear, passando pelas mesmas etapas. A sociedade europeia da época era considerada como o apogeu de um processo evolucionário, em que as sociedades aborígines eram tidas como exemplares “mais primitivos”.
O indígena dessas sociedades era considerado como antecessor do homem civilizado, essas sociedades mais primitivas caminhariam para formas mais complexas como as da sociedade europeia.
3. Em que consistiam os determinismos biológico e geográfico?
O determinismo biológico afirma que o comportamento de um grupo ou indivíduo está ligado a suas características biológicas, e o determinismo geográfico afirma que as diferenças do ambiente físico