Questão ética e moral
A ação, o modo de proceder do homem sobre o meio ou em direção a seus semelhantes, quando apreciável pelos demais é produtora de resultado, que denomina-se de conduta.
Produza um texto, considerando o local do seu trabalho e a sua vida pessoal, sobre qual seria a conduta apropriada, para que os resultados fossem apreciáveis por todos?
Considerando as palavras do filósofo Mário Sérgio Cortella, a moral é relativa, varia de acordo com a cultura e a época, e conceitua-se como a prática da ética. Esta tende a ser universal e atua como princípio norteador da moral. Nesse contexto, a conduta apropriada seria a escolha em atuar respeitando princípios éticos estabelecidos e quanto mais afinada a esses princípios, maior a aprovação na apreciação geral das pessoas.
No entanto, a observação da própria conduta precisa ter como objetivo a superação. Pensando em ser melhor como ser humano, é possível influenciar os ambientes, elevar a relação com os outros e contribuir com um mundo mais harmônico. É um movimento que começa individualmente e transmite mudanças por irradiação a exemplo da ideia apresentada no filme A Corrente do Bem. Nesse caminho, pouco importa a aprovação dos demais, afinal não se age buscando reconhecimento e sim pensando no bem comum.
Também fica difícil compartimentar as próprias áreas de atuação. Quando a conduta reflete valores intencionalmente cultivados nesse objetivo de ser melhor, todos os campos da vida da pessoa são afetados. Nos vários meios em que convive e nos múltiplos papéis desempenhados, as ações podem ser aprováveis ou causar reações, mas quando é identificada a intenção da superação, mesmo que intuitivamente, a apreciação acontece com naturalidade.
Pode se dizer que assim como a ética tem a tendência ao universal, a moral bem conduzida tende a aproximar-se dos princípios éticos. Nesse sentido as várias ações que visam melhorar a educação, a qualidade de vida, têm o princípio irradiador de boas