Questão social
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10 INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem por finalidade apresentar uma reflexão crítica acerca das questões econômicas fundamentada teoricamente no conteúdo da disciplina, bem como relatar a questão social dentro do contexto prevalente sobre a erradicação da pobreza, na oportunidade irei dar enfoque nas condições econômico-sociais da questão social. Em uma visão geral a questão social insere-se no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora com a consolidação e expansão do capitalismo desde o início do século XIX, bem como o quadro da luta e do reconhecimento dos direitos sociais e das políticas públicas correspondentes, além do espaço das organizações e movimentos por igualdade social.
DESENVOLVIMENTO
Análise da Charge 01
[pic]
Fazendo uma análise da charge podemos constatar a falta de respeito aos direitos dos cidadãos e o descaso com a população carente e desfavorecida do nosso país. Para alguns governantes é mais fácil solucionar problemas que seja mais viável para ele, do que procurar resolver a situação que possam beneficiar a população. Desta forma, o problema só agrava cada vez mais e de maneira intensificada, fazendo com que a desigualdade social só aumente.
Análise da Charge 02
[pic]
De acordo com a charge acima a mesma é evidenciada com nitidez pelo autor como protesto político referente à pobreza familiar, Segundo a autora Daniela Sikorski do livro “Oficina de formação: questão Social” a família acaba de uma forma ou de outra, sendo afetada pela questão social, pela contradição e desigualdade do sistema vigente, ou seja, muitos políticos utilizam de sua posição para beneficiar pessoas de sua própria família,