Questão Social
O presente estudo objetiva elucidar os impactos trazidos pelas expressões da questão social, perante as transformações no mundo do trabalho, onde a produção é cada vez mais coletiva, e o trabalho torna-se amplamente social. A questão social emergiu no cenário europeu em meados do século XIX, surgiu para exigir formulação de políticas sociais em beneficio da classe operária que vinham lutando e reivindicando soluções para suas malezas, devido o proceso de industrialização, onde houve mudanças profunda no campo social, o que acabou afetado pela falta de emprego, e exclusão social.
Em face da exclusão social e da precariedade profissional a juventude passou a ser comumente associada ao desamparo e à violência. Essa realidade exigiu a criação de políticas públicas setoriais, visando qualificar profissionalmente, integrar e reintegrar jovens na sociedade e no mundo do trabalho.
Pontuando os impactos perante transformações, especialmente na juventude da sociedade brasileira, pela qualificação profissional, o que exigiu a criação de políticas públicas visando à qualificação de integrar os jovens ao mercado de trabalho e na sociedade,bem como o as questões eram tratadas no início do serviço social e na atualidade, demonstrando também quais são elas na atualidade dentro do Brasil. Destacando assim a relação concreta existente entre o passado e na contemporaneidade, e de como a sociedade vem se manifestando através das questões social.
Desenvolvimento
O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma de como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida, o capitalismo deu origem a muitas desigualdades sociais. Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social,