Questão social
1.Quais personagens Bresciane (2004) se refere ao descrever o cotidiano de Londres no século XIX?
Os personagens a que se refere Bresciane são: Trabalhadores, operário, desempregados, agiotas, crianças, mendigos e vagabundos.
2. Destaque os conceitos que considera importante no texto.
Revolução, proletário, multidão, trabalho, pobreza, pauperismo, migrantes, classes sociais.
3. Descreva o cenário da Inglaterra no contexto trabalhado pela autora.
O cenário, são as cidades de Londres e Paris no final do século XIX, no contexto da Revolução Industrial, em plena emergência da classe operária.
4. Identifique a presença de conflitos sociais e os descreva apontando suas determinações sociopolíticas.
No inverno de 1860, o preço do pão desencadeia uma série de movimento de revoltasno East End; No verão de 1866, ocorre a invasão do Hyde Park; No inverno de 1867, devido à depressão comercial, a depressão da industria naval de Tâmisa, epidemia de cólera e a má colheita, o ano começa com revoltas, além do domingo sangrento. Como determinção sócio-polítca para estes fatos podemos citar como causas das revoltas: a preço do pão, epidêmias, o elevado índice de desemprego e a própria condição insalubre que os indivíduos estavam submetidos.
5. Comente sobre o mundo do trabalho inglês.
O mundo do trabalho inglês é caracterizado pela super exploração do trabalho e pelo trabalho casual. A instabilidade do mercado de trabalho acentua a extrema exploração do trabalhador e força-o a residir no centro da cidade, próximo aos lugares onde sua busca de emprego ocasional se faz possível a cada manhã, “ o que é espanto é estar este homem coberto com os sinais da miséria e que tal degradaçãpo o conduzirá ao crime”.
6. Explique o processo de emergência do proletariado e o que a autora está chamando de pobreza proletária.
A situação do operário que é explorado nas fábricas, submetido a condição insalubres e a