questão social
SUZI CAIRES CORDEIRO ANDRADE
a questão social no serviço social
Livramento de Nossa Senhora
2013
SUZI CAIRES CORDEIRO ANDRADE
a questão social no serviçosocial
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social I.
Prof. Adarly Rosana Moreira Goes
Livramento de Nossa Senhora- Bahia
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a questão social no Serviço Social, desde o seu surgimento e suas expressões sociais. Onde expressa diferentes formas, assumindo novos rumos e suas transformações desde o passado até a atualidade ao qual houve mudanças dos meios sociais da sociedade brasileira.
Onde veremos que a questão social teve início durante a industrialização, que junto trouxe as problemáticas das expressões das questões sociais no Brasil, ao qual buscava garantir os direitos dos trabalhadores pelos Assistentes Sociais.
Diante das expressões a proteção social das políticas sociais e toda as famílias brasileiras.
Podemos definir questão social como um conjunto das expressões de contradição entre capital e trabalho.
A questão social teve início no século XIX, onde lutava pelos direitos dos trabalhadores (classe operários). Surgiu em momento de industrialização, ao qual houve várias mudanças no conjunto das expressões sócias das desigualdades na sociedade capitalista, garantindo assim mais segurança e ganho dos direitos sociais na justiça.
A questão social é dividida em três tipos de Welfare State: o Liberal que limita o acesso das políticas sociais aos pobres, o Conservador, que é um meio- termo e tem em conta os diferentes estatutos sociais e o Sócio Democrático que é mais abrangente (Esping Andersen 1991).
Durante a crise Global no século XX ideias