questão social
1-INTRODUÇÃO
O presente texto é parte integrante dos nossos estudos e tem como objetivo geral situar as tendências contemporâneas do enfrentamento das expressões da questão social, particularizando a função social e estratégica das ONGs na conjuntura de reestruturação capitalista.
Cabe ressaltar que não é nosso intuito esgotar a discussão sobre o enfrentamento contemporâneo da questão social e sobre as ONGs neste contexto, mas pretendemos contribuir com a reflexão crítica, para além das aparências do cotidiano, e lançar elementos para novos questionamentos e estudos.
a profissão de Serviço Social não se explica por si mesmo, senão a partir de sua inserção na sociedade.
Portanto, em havendo um eixo que articulasse o desenvolvimento sócio-histórico do Serviço Social e a realidade social, acertadamente a categoria profissional reconheceu que esse eixo era a chamada “questão social”. A questão social tem sido colocada, na nova proposta de reformulação curricular, como objeto do Serviço Social. Resgatar a concepção de questão social como forma de refletirmos sobre a possibilidade de a questão social, ou, as expressões da questão social, se constituir em nosso objeto profissional, é o objetivo deste trabalho.
2- Desenvolvimento