Questão social
A questão social já passou por várias fases; a pré- questão social, a questão social e a nova questão social (que é a atual).
A pré- questão social: Nasceu no período da primeira revolução industrial, quando o trabalho nas fábricas e a condição de moradia dos trabalhadores eram desumanos. Esta situação gerava protesto dos trabalhadores, que eram violentamente reprimidos.
A questão social: O capitalismo entra em fase de maturação, a questão social levantada era o conflito entre capital e trabalho, e exigia a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária.
A nova questão social: Refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista madura,trazendo consigo a degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho. Quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações, dentre outros.
Nestas análises de Bordieu, a ação pedagógica é concebida como expressão dos interesses da classe dominante, que tem a função de estabelecer e manter sua concepção da ordem social através de um sistema de inculcação direta –esquemas lingüísticos e de pensamento– ou de exclusão indireta. Nesta linha de pensamento coincide com L. Althusser, também da perspectiva teórica reprodutivista, quem definiu a escola como o aparelho ideológico, por excelência, do estado, na sociedade capitalista. Em relação com o anterior, expressamos nossa concordância com tais apreciações, salientando que a escola nunca foi e de fato também não é hoje uma