questão social, politica social e a profissão de serviço social
As questões sociais foram reconhecidas a partir da década de 1970, que é marcada pelo capital monopolista, porém bem antes do processo de industrialização não havia serviço para todo mundo e o que ocorria era pauperismo, já no desenvolver da industrialização a população começa a trabalhar junto nesse processo a condição de vida do trabalhador e a vida continua precária enquanto a burguesia só aumenta sua riqueza. A questão social surge da generalização do trabalho livre numa sociedade recentemente ainda de um sistema feudal, escravista, em que a burguesia começa a surgir sem muita força, com a transição para moldes capitalistas de trabalho e esse mercado esta amadurecendo nos grandes centros urbanos e sua sobrevivência vincula a reprodução e exploração da força de trabalho.
Logo a questão social aparece em meio a esse conflito gerado na relação capital e trabalho com a produção se ampliando e apropriação desigual. O trabalhador trabalha cada vez mais e o salario que recebe é somente para a subsistência.
Em meio a essa situação precária da população e revoltas organizadas, surge a necessidade do estado em promover algum projeto para controlar os movimentos que surgem, em meio a varias tentativas surgem as politicas sociais no sentido de oferecer serviço a população na distribuição de riqueza socialmente produzida.
O serviço social surge como mecanismo das classes dominantes como meio de exercer seu poder na sociedade, instrumento que esta flexível as diferentes das lutas de classes ou consequência do capitalismo. “Face do crescimento da miséria relativo de contingente importante das classes trabalhadoras urbana, o serviço social aparece como uma das alternativas as ações tradicionais, dispersas sem solução de continuidade a partir da busca de uma nova “sociedade” no enfrentamento da questão social” (Relações sócias e