Questão social no brasil
O presente trabalho refere-se a questão social no Brasil sob a visão de um dos principais filósofos do século XVIII, Jean-Jacques Rousseau. Suas idéias são ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a estrutura política e cultural da época. Rousseau contribuiu para o progresso do espírito humano com suas principais idéias filosóficas e políticas relacionadas com a atualidade.
2 DESENVOLVIMENTO
Começando com a desigualdade como um fato irreversível, Rousseau tenta responder a questão do que compele um homem a obedecer a outro homem ou por que direito um homem exerce autoridade sobre outro. Ele concluiu que somente um contrato tácito e livremente aceito por todos permite cada um "ligar-se a todos enquanto retendo sua vontade livre". A liberdade está inerente na lei livremente aceita. O iluminismo de Rousseau aos dias atuais O século 18 contribui com o estudo de vários pensadores sobre a educação, sua característica central humano ser individual, neste período se consagram os direitos civis, a sociedade moderna acreditava ser possível as luzes da razão se acender a cada individuo, dando oportunidade para que estes pudessem viver de forma igualitária.
Rousseau considera a liberdade um direito e um dever ao mesmo tempo. "...todos nascem homens e livres"; a liberdade lhes pertence e renunciar a ela é renunciar à própria qualidade de homem.
O princípio da liberdade é direito inalienável e exigência essencial da própria natureza espiritual do homem".
O contrato social para Rousseau é "Uma livre associação de seres humanos inteligentes, que deli beradamente resolvem formar um certo tipo de sociedade, à qual passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral. O "Contrato social", ao considerar que todos os homens nascem livres e iguais, encara o Estado como objeto de um contrato no qual os indivíduos não renunciam a seus direitos naturais, mas ao contrário entram em acordo para a proteção desses direitos, que o Estado é criado para