Questão Social - Dependência Química
RESUMO A dependência química ou física é uma condição orgânica que nasce da utilização constante de certas drogas psicoativas, as quais conseqüentemente provocam o aparecimento de sintomas que envolvem especialmente o Sistema Nervoso Central, o qual se torna dependente de uma dada substância, sofrendo assim os efeitos de uma abstinência repentina e prolongada. O uso abusivo do álcool, de drogas consideradas ilegais e da nicotina pode gerar esta reação corporal. Logo a cidade de Gravataí tem um índice de dependentes químicos muito alto, sabemos que hoje a maioria dos jovens gravataiense já experimentaram alguma substância química. As ONGs e Clinicas da cidade utilizam diversos procedimentos para o tratamento desses dependentes, desde reuniões psicológicas até o tratamento médico.
Palavras Chaves: Dependência Química, Efeitos das Drogas, Tratamento.
1. Introdução
As drogas, quando ingeridas acionam a chamada área de “recompensa” do cérebro. Está área é encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para todo o corpo. Isso vale para todos os tipos de prazer (emoção gratificante, alimentação, sexo e o prazer ao ingerir algum tipo de droga) e desempenha função importante para a preservação da espécie.
Evolutivamente o homem criou essa área de recompensa e é nela que as drogas interferem. Por uma espécie de curto circuito, elas provocam uma ilusão química de prazer que induz a pessoa a repetir seu uso compulsivamente. Com o consumo abusivo dessas drogas, todas as fontes naturais de prazer perdem o significado, e apenas aquele imediado proporcionado pela droga torna-se interessante, mesmo que isso comprometa e ameace a vida do usuário. O problema da dependência química atingiu grande parte do Brasil e Gravataí não ficou de fora, estamos em alerta vermelho contra as drogas.
2. As Causas de ser um Dependente Químico
Adolescência é uma fase curiosa que faz parte do