Questão indígina
A atitude mais antiga e profundamente enraizada nos humanos, quando colocados em uma situação inesperada, como é a situação de estar frente a uma sociedade distinta, é a de repudiar as formas estéticas, sociais, religiosas, morais e culturais mais distintas daquelas com as quais se identificam (etnocentrismo),
Passados quase quinhentos anos da chegada da esquadra de Pedro Alvares Cabral ao que hoje é a costa brasileira, ainda é difícil precisar quantos povos nativos existem. Nós ainda desconhecemos e ignoramos a sócio diversidade nativa contemporânea dos povos indígenas.
O conhecimento da diversidade sociocultural no Brasil de hoje se encontra restrito aos muros das Universidades e a limitados círculos académicos especializados, dedicados ao estudo das sociedades indígenas.
De maneira geral, nós sociedade dita "nacional' brasileira, somos preconceituosos. segregacionistas e desinformados em relação às outras identidades étnicas que compartilham conosco o mesmo território.
Em relação às questões indígenas nosso desconhecimento é grande. A maioria da população não sabe que:
¨ na chegada dos portugueses ao Brasil, 2000 grupos sociais distintos existiam nessa parte do mundo e que hoje foram reduzidos a aproximadamente 215 sociedades indígenas.
¨ Estimativas da população indígena desta parte do continente do final do século XV variam de 1.100.000 a 2.430.000 indivíduos, e que hoje ela se encontra em tomo de 270.000 a 325.652 indígenas.
¨ Com a chegada dos portugueses falava-se em tomo de 1800 línguas distintas nessas terras e que hoje se falam 180 línguas distribuídas em 41 famílias genéticas.
¨ Que por ocasião da chegada dos colonizadores, as sociedades indígenas aqui existentes ocupavam todo esse nosso território, e que hoje ocupam apenas 11% da extensão total do território definido como brasileiro.
¨ Alguns anos após a chegada dos europeus ao continente que hoje chamamos de americano, enviaram-se comissões de investigação para pesquisar