QUESTÃO 05
Tendo em vista o seu fundamento básico e universal mediante a sua variação de estrutura e funcionamento, a família contribui para a formação do individuo, por meio de um processo de socialização, através de sua herança de valores, estabelecidos na família como cultura, afetividade, religião e educação, constituindo assim uma identidade.
Observando a sociedade no mundo atual podemos perceber que temos passado por diversas transformações, onde muitas delas têm reflexo na família quanto a sua participação no desenvolvimento, na inserção e interação do individuo, considerando a sociedade atual e não apenas buscando o modelo ideal de socialização, extinta a cada dia que se passa, gerando uma transmissão desfavorável de conhecimentos elementares de civilidade.
Sobretudo, a família ganhou tarefas e formas democráticas igualitárias de se conviver dificultando seu papel, em reduzir o tempo em que os pais deveriam disponibilizar aos filhos, gerando divergências entre os membros por discordarem com ideais constituídos anteriormente, provocando clima de conflito relacionados a redefinição de valores, critérios e trazendo um novo modelo de comportamento que constitui uma nova identidade, afetando a sociedade em todos os aspectos: cultural, econômico e político, nos desafiando a por limites imprecisos, por aspirações de consumos, devendo reconquistar as razões para conviver.
Tem se verificado no Brasil o adoecimento de professores de todas as disciplinas, o que tem provocado prejuízos para todos, como a desistência da profissão e com isso o aumento de déficit de profissionais para atender a demanda. Uma das causas desse problema é aumento constante da indisciplina dos alunos. E o pior é que nada vem sendo feito pelo Estado via Ministério da Educação e muito menos pelas secretarias estaduais de educação.
A profissão de professor é a mais importante de todas. É ela que forma todos os outros profissionais. Desde o mesmo professor ao médico, advogado, engenheiro etc.