questoes
Alguns dos processos que compõe o modelo de criação do conhecimento organizacional são: Compartilhamento do conhecimento tácito; criação dos conceitos; justificação dos conceitos; construção de um arquétipo e nivelação do conhecimento. O processo de criação do conhecimento organizacional tem inicio com o compartilhamento do conhecimento tácito, pois o conhecimento rico e inexplorado que reside nos indivíduos deve primeiramente ser amplificado na organização. Na segunda fase o conhecimento tácito compartilhado é convertido para externalização. O conceito criado tem que ser avaliado na terceira fase, na onde recebera mensagem de continuidade por parte da organização. Na quarta fase o conceito é convertido em um arquétipo que pode tomar a forma de um protótico no caso de desenvolvimento de um produto “concreto”. Na ultima fase o conhecimento criado se estende para constituintes externos incluindo clientes, empresas afiliadas, as universidade e as distribuidoras.
1. Conhecimento e informação
Informações são dados coletados, organizados, ordenados, aos quais são atribuídos significados e contextos.
Conhecimento é resultado da nossa aprendizagem, daquilo que experimentamos e podemos utilizar novamente em diversas situações.
2. “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.”
Compreendi que a tecnologia precisa ser descoberta, sendo assim, precisa de seres humanos buscando informações, para que possa ser coletados os dados e ser atribuídos em conhecimento. Dadas são informações não tratadas, com isso é preciso que o ser humano crie um significado a esses dados tornando em informações complexas.
3. Diferentes formas de conhecimento.
O conhecimento pode ser dividido em conhecimento tácito e explícito. O conhecimento tácito é um conhecimento altamente