Questoes
Durante as primeiras semanas de vida, os recém-nascidos enxergam apenas objetos que estejam próximos cerca de 50 cm. Nesta fase, os bebês reconhecem sua mãe pelo cheiro e sua voz faz com eles se acalmem.
Também começam a movimentar a cabeça de maneira oscilante e mantêm membros flexionados passando a explorar as mãos ao final desse período. Como neste estágio de desenvolvimento os bebês crescem rapidamente é necessário oferecer-lhes doses generosas de alimento e sono.
1 á 3 mesês
Nesse estágio o bebê começa a responder melhor aos estímulos sonoros. Ele pode estranhar o próprio som do próprio coração ou tentar localizar com os olhos de onde está vindo qualquer barulho diferente. Outra novidade são as vocalizações mais prolongadas, gargarejos e ruídos que, para os pais, podem demonstrar os primeiros contornos de sua personalidade.
Também acompanham objetos e pessoas com os olhinhos. O crescimento continua acelerado e entre dois e três meses a maioria dos bebês passa a dormir melhor à noite e menos durante o dia.
3 á 6 mêsês
Entre o terceiro e o sexto mês de vida, o comportamento do bebê fica mais previsível aos pais. Aos poucos os balbucios tomam formas silábicas e iniciam-se os "gugus" e "dadás" dos pequenos. Rolam com facilidade e, aos cinco meses sentam-se sozinhos ou usando um apoio.
Neste período, eles querem explorar os objetos com a boca, imitam expressões faciais, distinguem e repetem sons vindos de objetos. Os dentinhos começam a aparecer mais ou menos aos seis meses de idade: primeiro os centrais da parte de baixo, depois os centrais de cima. No sexto mês, os bebês sabem bem diferenciar seus pais de estranhos.
6 á 9 meses
Os bebês ficam mais firmes neste período e sentam-se bem sem apoios. Por volta dos sete meses se arrastam com facilidade e depois, começam a engatinhar, alguns pulam essa etapa e passam a ficar em pé se apoiando e se interessam mais por brincadeiras.
Os músculos e a coordenação motora estão mais desenvolvidos assim