Questoes TEOLOGIA
Procure descrever melhor o papel das religiões organizadas para o cultivo das emoções positivas
As novas ciências trazem a esperança de que nosso cérebro não foi construído somente para atender aos instintos brutos mas também para a evolução cultural amorosa. A antropologia cultural tem demonstrado a universalidade das emoções positivas, reverencia, fé, esperança, amor e confiança em uma força maior estão presentes em culturas do mundo todo.
Já em 1990, os cientistas aceitaram a realidade das emoções, mas ainda não a das emoções positivas, enquanto as religiões organizadas pelos revolucionários franceses e bolcheviques tem seu foco nas emoções positivas.
Descreva a emergência da inteligência emocional na passagem da evolução biológica à cultural
A evolução cultural do cérebro neolítico para o cérebro do século 21 aconteceu depois da revolução biológica do cérebro os mamíferos para o do Homo sapiens.
As ideias foram tornando-se cada vez mais aparentes na vida humana, para entender o mundo e não só sobreviver nele os seres humanos desenvolveram inúmeros meios, a linguagem abstrata, a escrita e a imprensa, os resultados dessa evolução cultural foram espetaculares entretanto, o cérebro que os humanos neolíticos desenvolveram para sobreviver considerava o afeto humano mais útil que o cálculo e a inteligência emocional era mais adaptável o que um QI elevado. As emoções não eram ficção, eram, na verdade, ao contrario do que haviam acreditado os estudiosos ate então, essenciais para a sobrevivência e talvez o motivo da demora de tal aceitação, tenha sido o fato de que as emoções não diferenciam os humanos de qualquer outro mamífero, como faz o calculo e o QI.
Do que o autor descreve (em especial na página 39), o que podemos entender por “empatia”?
Recentemente os cientistas descobriram um grupo de “células espelho” que existem na ínsula, que é a responsável por trazer os sentimentos viscerais à