questoes taylisi
1 – Diferencie o Direito Moderno das concepções jurídicas pré-modernas.
As manifestações jurídicas pré-modernas era baseadas nas tradições e costumes da sociedade, já o direito moderno é baseado em um conjunto de normas e leis. No primeiro, a aplicação era casuística, porém no segundo, sistêmica (racional). O direito moderno dissociasse da moral, enquanto as concepções pré-modernas estão entrelaçadas a moral e ao que é justo. Além disso, o direito moderno é uma distribuição e produção do estado.
2 – Relacione o status quo da antiguidade e da Idade Média com seus sistemas de justiça.
Status quo – ordem vigente (situação atual que se vivia).
Na antiguidade prevalecia o sistema escravagista e a ideologia era mítica e moral. Na idade média, o sistema era feudalista e a ideologia era católica, controlado pela Igreja. Em ambos, o sistema de justiça era casuístico e o direito estava relacionado com a moral e com aquilo que era justo. Na antiguidade, as classes superiores eram responsáveis pelo sistema de justiça, já na idade média, a responsável era a Igreja.
3 – Explique o contratualismo como fundamento de legitimidade do direito moderno.
No capitalismo, o trabalhador não é levado ao trabalho pela coação ou pela força, como no feudalismo ou no escravagismo, mas vendendo sua força de trabalho ao capital, através de um contrato de trabalho. Desse modo, a exploração do trabalhador estará legitimada através desse contrato, assinado pelo trabalhador.
4 – Explique a concepção individualista de direitos subjetivos no principio da Modernidade.
Direito subjetivo surgido no capitalismo, quer dizer a respeito do direito de algum sujeito. O direito subjetivo passa a ser uma ferramenta técnica para dar condições ao burguês de amealhar propriedades, bens e créditos. Não é a força física do burguês que lhe garante a posse, mas sim o direito intitucionalizado.
Direitos individuais – cada indivíduo é dono de algo (material, como casa