Questoes pos
Anderson Osni Mahl
Hiago de Moraes
José Roberto Cordeiro de Meira
Leandro Chupel
Mariana Kroetz
Michele Laís Girardi
Resumo: Mentalidade Enxuta EMBRAER
Objetivando maior agilidade, flexibilidade e menores custos, a Embraer utilizou-se de ferramentas da manufatura enxuta tais quais: 5S, Kanban, Takt Time, tendo como propósito a melhoria contínua (Kaizen) para aperfeiçoar seu processo. A maior dificuldade de aplicar-se um Kaizen é mudar a forma que a empresa vinha trabalhando, porém a mudança comportamental em prol de um ambiente de trabalho agradável, ajuda na busca incessante de eliminação de desperdício. A aplicação das ferramentas no processo de pré-equipagem das asas tem como meta puxar a produção (seqüenciamento de ordens), reduzindo o tempo de espera, o estoque, melhorando a produtividade e interligando todas as operações em um fluxo contínuo e ininterrupto, pois o melhoramento contínuo implica em um processo sem fim. Ao executar-se o trabalho na Embraer, além da situação planejada ser alcançada (diminuir a ocorrência do que não agrega valor e maximizar as operações que agregam), outros processos beneficiaram-se da implementação do plano.
Críticas:
1. Mesmo não estando no planejamento, houve uma redução de 50% de ‘Não Qualidade’. Quais foram as medidas adotadas diretamente que induziram a esta redução?
2. No cenário pós kaisen houve um aumento da área em 50% onde um planejado era de 33%, isto não é um problema?
3. O setor a qual foi mencionado seria o posto de trabalho ideal para executar um Kaizen? É considerado um posto gargalo?
4. Nos resultados obtidos está descrito que o tempo de trabalho do operador fazendo operação de medição agrega valor ao produto, que valor agrega?
5. Porque o sistema puxado não foi implantado desde o fornecedor?