questoes etemas para discursao

4320 palavras 18 páginas
Aula 7

A palavra método vem do grego, methodos, composta de meta: através de, por meio, e de hodos: via, caminho. Servir-se de um método é, antes de tudo, tentar ordenar o trajeto através do qual se possa alcançar os objetivos projetados.

“Caminante no hay camino, se hace camino al andar”
Antonio Machado

O exercício do método, a tentativa desse caminho requer a incorporação do erro e uma visão diferente da verdade.

O método, nas várias formulações que recebeu no correr da história da filosofia e das ciências, sempre teve o papel de um regulador do pensamento e das ações, isto é, de aferidor e avaliador das idéias e teorias: guia o trabalho prático-intelectual e avalia os resultados obtidos.

A partir do período moderno (em filosofia, século XVII), a necessidade de um método tornou-se imprescindível diante da incerteza de que o sujeito do conhecimento pudesse alcançar a verdade. Só, ele desconfia dos conhecimentos sensíveis e dos conhecimentos herdados. Busca no método um guia para distinguir os conhecimentos verdadeiros dos falsos.

Nesse momento, Descartes escreve o Discurso do método e as Regras para a direção do espírito. Enuncia as três principais características das regras do método: 1 – certas (o método dá segurança ao pensamento); 2 – fáceis (o método economiza esforços inúteis); 3 – que permitam alcançar todos os conhecimentos possíveis para o entendimento humano.

Já Francis Bacon definiu o método como o modo seguro e certo de “aplicar a razão à experiência”, isto é, de aplicar o pensamento lógico aos dados oferecidos pelo conhecimento sensível.

Desde Aristóteles, a Filosofia considera que, ao lado de um método geral, outros métodos particulares são necessários, conforme a especificidade do objeto a ser conhecido.

Em certos períodos da história da Filosofia e das ciências, chegou-se a pensar num método único que ofereceria os mesmos princípios e as mesmas regras para todos os campos do conhecimento. Para Galileu tal método

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas