Questoes de história da africa
A planície do Eufrates e do Tigre não constitui, como vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos. Por isso, a história da civilização mesopotâmica está marcada por uma sucessão de invasões violentas e de migrações pacíficas que deram lugar a um contínuo entrecruzamento de povos e culturas.
Entre esses povos, destacam-se:
a) egípcios, caldeus e babilônios;
b) fenícios, assírios e hebreus;
c) hititas, sumérios e fenícios;
d) sumérios, babilônios e assírios;
e) hebreus, egípcios e assírios.
2.Os homens das sociedades pré-históricas, gradativamente, superaram suas limitações físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao meio, criando condições materiais para garantir sobrevivência e expansão geográfica. Sobre esse longo período, no qual viveram essas sociedades, é correto afirmar que:
a) A principal conquista do Neolítico foi o domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, cozer os alimentos, aquecer-se no frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas.
b) A principal conquista do Paleolítico foi a Revolução Agrícola, que possibilitou ao homem se tornar sedentário e garantir sua alimentação
c) O Mesolítico é a fase de transição entre o Neolítico e o Paleolítico Inferior
d) O Peleolítico Superior é o período mais extenso da Antiga Idade da Pedra, no qual temos o surgimento do homo sapiens.
e) O Paleolítico é caracterizado como o período da pedra lascada, em que o homem era nômade e travava a luta pela sobrevivência tendo por base a caça, a pesca e a coleta.
3."Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o terreno inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do terreno de onde a