questoes de filosofia - a distancia
Filosofia Antiga compreende o período entre o surgimento da filosofia e a queda do Império Romano. As civilizações anteriores valiam da religião para explicar os fenômenos do mudno ao seu redor. Surge então pensadores que buscavam respostas racionais (como Sócrates). A idéia de "homem" passa a ser identificada com a concepção de “cidadãos da pólis". As preocupações e especulações filosóficas concentram-se, apartir desse momento, não mais na relação do homem com a natureza (fisiocentrismo), como ocorria nos pré-socráticos.
Filosofia Medieval: Período bastante influenciado pelo pensamento socrático e platônico. Os temas religiosos predominaram no campo filosófico. É nesse período que o pensamento cristão firma-se como "Filosofia Cristã", com caracterísitcas teocentricas, onde Deus é a medida de todas as coisas. Pode-se dizer que entre os principais problemas discutidos nesta época estão a relação entre fé e razão; a existência e unidade de Deus; o objeto da teologia e da metafísica. A diminuição da atividade cultural transforma o homem comum num ser dominado por crenças e superstições. A filosofia clássica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos. Sob a influência da Igreja, as especulações se concentram em questões filosófico-teológicas, tentando conciliar a fé e a razão.
Filosofia Moderna: antropocentrismo, concepção que situa e explica o homem como o centro do universo e, ao mesmo tempo, como o fim segundo o qual tudo o mais deve estar ordenado e a ele subordinado: "O homem é a medida de todas as coisas" (Protágoras).
http://www.coladaweb.com/filosofia/periodos-da-filosofia http://dutracarlito.com/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf O livro da filosofia - as grandes ideias de todos os tempos / Tradução Rosemarie Ziegelmaier / . São