Questionários
3. Analise e defina as diferenças de método entre Platão e Aristóteles.
Platão: Teoria das idéias; do mundo das sombras para o das essências; propõe etapas: sensação: mundo dos sentidos e das opiniões, e conhecimento: da esfera sensorial para a racional. Método platônico: dialética; discussão das teses propostas; para entrar no mundo das idéias: conhecimento racional, científico ou filosófico. Mundo das idéias: lugar de perfeição; Platão escreve a obra República; cidade governada pelo rei-filósofo.
Para Platão, o ser eterno e universal habita o mundo da luz racional, da essência e da realidade pura. E os seres individuais e mutáveis moram no mundo das sombras e sensações, das aparências e ilusões.
Aristóteles: reconhece a realidade sensível; da existência à essência; parte do sensorial ao inteligível; distingue: substância: o que é essencial do ser, e acidente: atributo não-essencial. Aristóteles distingue os seres em: Ato: manifestação atual do ser; Potência: possibilidades do ser; para isso propõe a causalidade; causa material: matéria das coisas; causa formal: forma dada às coisas; causa eficiente: agente que produz; e causa final: objetivo, razão de ser.
Segundo Aristóteles, a finalidade básica das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais. Ao tratar a realidade, reconhecia a multiplicidade dos seres percebidos pelos sentidos. Assim, tudo o que vemos, pegamos, ouvimos e sentimos é aceito como elemento da realidade sensível. Neste sentido, rejeitava a teoria das idéias de Platão, segundo a qual os dados transmitidos pelos sentidos não passam de distorções, sombras ou ilusões da verdadeira realidade existente no mundo das idéias. Para Aristóteles, a observação da realidade leva-nos à constatação da existência de inúmeros seres individuais, concretos, mutáveis, que são captados por sentidos.
6. Considerando a sacralização do conhecimento científico e o mito do