Questionários ou inqueritos
O Comportamento do Consumidor nutre-se no facto de, atualmente, existirem consumidores com mais poder de compra e mais acesso à informação, as empresas poderem oferecer mais serviços / produtos, o próprio relacionamentos entre as marcas deve ser mais interativa e instantânea, assim como das empresas devem ter a capacidade de adquirir mais informação acerca dos seus clientes de forma mais rápida e fácil.
É também o comportamento que os consumidores ostentam quando procuram, compram, avaliam e eliminam produtos ou serviços que esperam que satisfaçam as suas necessidades. Assim, estuda-se o que compram, quais são as razões que os levaram a fazer a compra, quando e onde compram, com que frequência o fazem, por fim qual a avaliação que fazem após a compra e o impacto desta em futuras aquisições.
Segmentação
A segmentação é o método através do qual se procede à distribuição dos consumidores, referentes a um mercado latente, em grupos pequenos e diferentes, posteriormente, à seleção de um ou vários segmentos - grupo de consumidores com necessidades comuns - que compõem o mercado alvo que se ambiciona alcançar.
A principal razão para se fazer a segmentação de mercado é pelo facto de existirem, no mercado, diferentes padrões de preferência, designadamente: escolhas homogéneas, difusas ou em “cluster”.
As vantagens de se fazer segmentação é a possibilidade de ter um alvo completamente delimitado, se otimizar a atividade promocional com resultados garantidos e que possibilita, combatendo a concorrência, deste modo criar uma imagem de produto e marca fortes.
Segmentar possibilita o desenvolvimento de produtos e serviços mais adequados, havendo uma definição das necessidades, anseios e desejos dos consumidores. Este processo pode ser levado a cabo através de diversos critérios, por exemplo, de aspetos geográficos, demográficos, psicológicos, entre outros.
Motivação
A Motivação é a força