Questionário
QUESTÕES TEÓRICAS
1 Quais são os principais motivos para que uma investidora efetue investimentos, em forma de participação societária, em outras empresas?
2 Defina o que são: empresas controladas, coligadas e equiparadas a coligadas.
3 O que é “controle indireto”? Exemplifique.
4 Como se efetua o cálculo para determinar se o investimento é relevante, para a investidora? Dê um exemplo numérico.
5 Comente sobre os lucros não realizados. Dê exemplo. Por que há necessidade de ajustar o resultado da investida antes de efetuar o reconhecimento da participação da investidora?
6 Comente, com suas próprias palavras, sobre o ágio ou deságio nos investimentos em outras empresas.
7 Quais são os fundamentos econômicos para a ocorrência do ágio/ deságio? Quais são os critérios para a amortização?
8 Em sua opinião, qual dos dois critérios – método do custo ou da equivalência patrimonial – permite à controladoria de uma investidora o melhor acompanhamento gerencial da evolução dos investimentos permanentes em outras empresas? Por quê?
9 Quais são as principais deficiências na adoção do método do custo para avaliação de um investimento permanente, durante, por exemplo, dez anos?
10 Comente, com suas próprias palavras, sobre os critérios para avaliação e contabilização dos investimentos em participação no capital e patrimônio de outras empresas. Quais são as principais diferenças entre os critérios? Quando utilizar um ou outro?
11 Comente sobre a provisão para perdas nos investimentos avaliados pelo custo de aquisição. Em quais circunstâncias há necessidade de constituição de provisão para perdas? Quais são os procedimentos para calcular o valor da provisão? Exemplifique.
12 O que representa influência na administração de uma coligada? Exemplifique.
13 No caso da ocorrência de eventos significativos entre a data do Balanço da sociedade investida, que serviu de base para o cálculo da