Questionário Unip
A História da Chapeuzinho Vermelha (na versão do lobo)
O que refletimos a respeito desse texto é que devemos ter mais de uma verdade, mais de um ponto de vista. Que nossos alunos ainda continuam com apenas um ponto de vista por causa do métodos de ensino de alguns professores que ainda continuam com o tradicionalismo, e isso para a sociedade é ruim.
Não é correto negarmos para os nossos alunos o direito deles opinarem o que eles acham que são corretos. Fazendo assim, nos tornamos os maiores culpados para os alunos que continuam mantendo a visão do tradicionalismo e futuramente esses alunos terão dificuldade de exporem outros pontos de vista.
Concluímos também que no método ensinando e aprendendo nas escolas não existem apenas uma verdade. Pela visão do texto podemos ver que existem mais de uma verdade, e é assim no nosso dia-a-dia. Existem outras opiniões e outras visões que devemos respeitar. Se criamos uma situação de dúvida para nossos alunos, fazemos com que eles construam novas ideias, novas situações e novas resoluções para um questionamento que antes só tinha uma única verdade. Fazendo assim, não estaremos praticando a arte de exclusão aos nossos alunos, iremos ensinar os nosso alunos à serem mais críticos e participativos em nossas aulas.
Texto 7.7
Assembleia na Carpintaria
O que podemos refleti nesse texto, que ao invés de destacamos os defeitos dos nosso alunos, devemos nos importar em destacar as qualidades, para que esses mesmos alunos se esforcem mais e traga um bom desenvolvimento futuramente.
Quando estamos cercados por um monte de pessoas que só destacam nossos defeitos, nos sentimos desmotivados, desprestigiados, com dificuldade de desempenhar novos trabalhos com nossos alunos, isso torna o método de ensino mais regular. Assim também é quando destacamos apenas os defeitos de nossos alunos, esses se desmotivam e tem a tendência em cair o rendimento em sala de aula. Iremos ter um maior êxito com os alunos quando