questionário toxicologia
1. Qual a diferença entre os valores plasmáticos encontrados de uma substância quando são expressos como Cmáx e Cmin? Que outra nomenclatura podemos encontrar?
Vale - é a concentração plasmática mínima atingida pelo fármaco após a administração oral.
Pico - é a concentração plasmática máxima atingida pelo fármaco após a administração oral.
2. O que significa Meia-vida biológica de um fármaco?
A meia-vida é o tempo necessário para que a concentração plasmática de determinado fármaco seja reduzida pela metade.
3. Qual a importância do clearance plasmático de uma substância? Qual a implicância toxicológica desta quantificação? Clearance é a medida da capacidade do organismo em eliminar um fármaco. Esta medida é dada pela soma da capacidade de biotransformação de todos os órgãos metabolizados. Assim, se um fármaco é biotransformado nos rins, fígado e pulmòes, o clearance total é a soma da capacidade metabolizadora de cada um desses órgãos, isto é, é a soma do clearance hepático com o clearance renal com o clearance pulmonar.
4. O que é índice terapêutico de um fármaco?
A concentração terapêutica situa-se entre as concentrações geradoras de efeito mínimo eficaz (limite mínimo) e efeito tóxico (concentração máxima tolerada, limite máximo). A relação entra as concentrações terapêuticas e tóxicas é chamada índice terapêutico (I.T.) do fármaco.
5. O índice terapêutico de um fármaco se relaciona à sua toxicidade?
Medicamentos com amplo I.T. apresentam uma ampla faixa de concentração que leva ao efeito requerido pois, as concentrações potencialmente tóxicas excedem nitidamente as terapêuticas, esta faixa de concentração é denominada "janela terapêutica" . Infelizmente, muitos fármacos apresentam uma estreita janela terapêutica (I.T. < 10), por apresentarem uma pequena diferença entre as concentrações terapêuticas e tóxicas. Nestes casos, há a necessidade de cuidadosa monitorização da dose, dos efeitos clínicos e mesmo das