questionário- sou surdo e não sabia
SOU SURDO E NÃO SABIA
THALITA DIAS DE FREITAS
Rio de Janeiro Maio, 2014
Centro Universitário Carioca
Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais
Título Original:SourdsetMalentendus
Gênero: Documentário
Direção: Igor Ochronowicz
Lançamento: França/2009
Personagem Destaque:Sandrine é surda.
Descrição: Por vários anos, Sandrine não sabia que era surda. Surda de nascença, ela é filha de pais ouvintes. Chegou a frequentar a escola regular, e lá se perguntava como os outros compreendiam o que a professora estava tentando transmitir. Como uma pessoa surda descobre que pessoas se comunicam através de sons, que o movimento dos lábios que eles veem produz palavras e comunicação? Esse documentário olha para a questão a partir de dentro, pela perspectiva de Sandrine e sua história verídica. Paralelamente ao relato da autonomia conquistada com a Língua de Sinais, o filme levanta a discussão sobre a conveniência do implante coclear e da oralização de crianças surdas.
1- Que visão da surdez tem aqueles que veem o surdo como um ouvido ambulante ou que afirmam “vamos curá-lo, não será mais surdo”.
2- Por que podemos afirmar que os surdos não são deficientes de uma linguagem?
Eles não possuem uma deficiência , eles são capazes de construir uma vida, de se nutrir profissionalmente e fazer tudo que uma pessoa ouvinte seria capaz de fazer, a única coisa que eles não fará será ouvir. Os surdos não querem que as pessoas lancem sobre eles um olhar de deficiente, pois eles são capazes de qualquer coisa, do mesmo jeito que ouvintes encontra obstáculos pela vida, os surdos também encontram e o que mais encontra é o preconceito; as pessoas acham que eles são incapazes, por isso eles recusam o termo