Questionário sobre CPUs e linguagens de programação
Questões:
1. Quais são as atribuições (funções) da Unidade Lógico-Aritmética (ULA) de uma CPU?
2. O que vem a ser a memória cache encontrada no interior das CPUs e quais as vantagens no seu uso? Quais as diferenças entre cache L1, L2 e L3 ?
3. Quais as inovações introduzidas pela nova arquitetura de CPUs Nehalem da Intel?
4. Quais as vantagens de se empregar compiladores ao invés de interpretadores para realizar a tradução de códigos escritos em linguagens de alto nível para linguagem de máquina?
Obs: Esta atividade poderá ser desenvolvida por até 2 (dois) alunos(a), devendo apenas ser enviado apenas um arquivo por um dos integrantes da dupla.
1. A (ULA) é responsável pela realização das instruções matemáticas e de comparação.
2. São memórias ocultas de alta velocidade agregadas às CPUs, que tem como vantagens desafogar o microprocessador durante determinada instrução. As diferenças entre L1, L2 e L3 seguem abaixo:
L1 - é um tipo de memória pequena e rápida montada na CPU. Geralmente conhecida como cache interna ou principal, é usada para acessar os dados importantes e usados frequentemente.
L2 - é usada para guardar a informação acessada recentemente. Também conhecida como cache secundária, foi designada a fim de reduzir o tempo necessário para acessar os dados no caso de eles terem sido usados previamente.
L3 - é uma cache de memória colocada na placa-mãe. É usada para alimentar a cache L2 e é normalmente mais lenta do que esta, mas também mais rápida do que a memória principal do sistema. A cache L2 é secundária ao CPU e mais lenta do que a cache L1, apesar de ser geralmente muito maior.
3. Nehalem libera desempenho de processamento paralelo habilitado por um controlador de memória integrado e pela Tecnologia Intel® QuickPath proporcionando interconexões de alta velocidade para cada núcleo de processamento, tendo como inovações a escalabilidade dinâmica, escalabilidade do design e do desempenho,