Questionário Respiratório/Renal/Digestório
2 - O sistema respiratório é dividido em duas porções:
(Pulmões + vias aeres que conectam os pulmões ao ambiente externo)
Zona de Condução: Vias aéreas superiores: Formado pelo nariz, cavidade nasal, nasofaringe e laringe. Tem a função de filtragem, umidificação e aquecimento do ar.
Vias aéreas inferiores: Formado pela traquéia, carina, brônquios, bronquíolos, bronquíolos terminais.
Zona respiratória: bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e os sacos alveolares.
(*A transição da vias aéreas superiores com as vias aéreas inferiores e a cartilagem cricoide. O sistema de proteção respiratório é composto pelos ossos da face, sistema de cartilagens da laringe e a caixa torácica.)
A respiração é dividida em duas instâncias:
a) Inspiração: entrada do ar (ativo)
b) Expiração: saída do ar (passivo) responsável parcial pela retirada de CO2 e vapor da água (líquido).
3- Diminui a tensão superficial no alvéolo. A principal função do filme de surfactante, que se situa entre as camadas de água e o ar no interior do alvéolo, é a redução da tensão superficial no final da expiração, a fim de se evitar o colabamento alveolar. Através deste mecanismo, o filme de surfactante também modifica o balanço de líquidos entre o espaço vascular, o interstício e o interior do alvéolo. A redução da tensão superficial leva a uma menor passagem de líquidos do interstício para a luz do alvéolo, reduzindo o edema alveolar que se instala no pulmão prematuro logo após o nascimento.
4 - Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração. Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o