Questionário pré-laboratorial
Questionário Pré-laboratorial
Questão 1
Bateria de chumbo: ela é constituída de dois eletrodos: um de chumbo esponjoso e outro de dióxido de chumbo em pó. Ambos são mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico dentro de uma malha de liga chumbo-antimônio. Quando fechamos o circuito com a bateria, ocorre a semi-reação de oxidação no chumbo e a redução no dióxido de chumbo. Aqui, o chumbo é o ânodo enquanto que o dióxido de chumbo é o cátodo.
Bateria de níquel cádmio: Seu cátodo é coberto de Hidróxido de níquel e seu ânodo é coberto de algum material sensível ao cádmio. Estes pólos estão imersos em uma substância eletrolítica, geralmente uma solução de Hidróxido de potássio. Elas são baratas, mas tem uma menor vida útil e uma menor capacidade de carga. Esse tipo de bateria sofre com o efeito memória.
Bateria de níquel-hidreto metálico: é uma bateria nova, e consiste basicamente no processo de funcionamento de uma bateria de níquel cádmio. O diferencial consiste no uso de hidrogênio absorvido em uma liga, na forma de hidreto metálico, como material ativo no eletrodo negativo. A massa de material ativo usada nesta bateria é menor do que a de níquel cádmio. Sendo assim, podemos utilizar uma maior quantidade de material ativo para o eletrodo positivo, resultando em uma maior capacidade para a bateria.
Bateria de lítio: Bateria de íon lítio compreendendo um eletrodo negativo, um solvente não-aquoso e um eletrodo positivo tendo liv205 misturado com um material condutivo. O material condutivo é preferivelmente carbono em uma quantidade variando de aproximadamente 2 por cento até 20 por cento em peso do eletrodo positivo. O liv205 é formado mediante descarga de uma mistura de liv205 e o material condutivo em um reator eletroquímico com um eletrodo negativo de metal de lítio e tendo um sal de eletrólito em um solvente não aquoso para reduzir em um faraday por mol de v205 a mistura para converter todo o v2o5. As principais