Questionário poema Carlos Drummond
Entende-se que na linguagem do universo do português, existem duas formas usadas por nós: uma falada e outra escrita.
Como você entende os versos “e vai desmatando / o amazonas de minha ignorância”?
Que através da orientação de um professor é que se tem como aprender a língua escrita.
Você sabe o significado da palavra “esquipáticas”? Pela análise do contexto, o que você imagina que ela significa? Você acha que ela tem uma carga positiva ou negativa? Por quê?
Significa enfeitar, adornar, e no sentido do texto, seria uma forma esquematizada,
Que transmite desconforto para o autor. Uma forma negativa porque exige conhecimento gramatical.
Compare a primeira e a quarta estrofes. Ambas tratam do mesmo tema, sob diferentes perspectivas. Explicite as diferenças de abordagem. O que teria levado o eu-lírico a essa mudança?
O levou a mudança pelo fato dele aprender como se escreve e fala a língua portuguesa e por forças do aprendizado, este, foi obrigado a esquecer a forma popular de falar e escrever.
“O português são dois; o outro, mistério”. Esse verso pode ser visto como a conclusão do poema. Tendo em vista o contexto, como você o interpreta?
Que existem duas formas de expressar o português: a língua falada que se aprende desde pequeno, sem regras e é mais fácil e o português escrito que é mais difícil e possui regras e isso o torna mais complexo, misterioso.
Como você definiria a mensagem central do texto?
De como é complexo aprender a língua portuguesa escrita.
Em alguma época da sua vida, as aulas de português se assemelharam a algum trecho do poema? Escreva um pouco sobre o que você se lembra das suas “aulas de português”. A terceira estrofe ,pois há 29 anos ,tive uma professora carioca que era muito exigente.
Ela não admitia que seus alunos falassem com sotaque nordestino e nos obrigava a fazer redação ouvindo Bach.