Questionário - Oswaldo Munteal
Realidade Sócio-Econômica e Política do Brasil
Professor Oswaldo Munteal
Questões de VF
1) Analise o processo histórico brasileiro tendo como ponto de partida as leituras no curso.
Através das leituras de “Raízes do Brasil” de Sérgio B. de Holanda, “Casa-Grande & Senzala”, de Gilberto Freire e “Formação do Brasil Contemporâneo”, de Caio Prado Jr., podemos perceber que esses livros ainda são de grande ajuda na hora de interpretarmos o Brasil atual mesmo que, cada um destes, apenas esclareça o processo histórico brasileiro da época de sua publicação.
Sérgio Buarque de Holanda foca nas diferenças entre a colonização espanhola e portuguesa na América do Sul e explica que o sucesso na colonização brasileira se deu porque os portugueses se adaptaram ao local e as situações. Estes portugueses estavam tão bem familiarizados mesmo sem as famílias que a colônia cresceu cheia de mestiços.
A sociedade brasileira se tornou rural e patriarcal; as fazendas funcionavam como feudos, de onde retiraram tudo que era necessário, de comida a móveis; e as relações familiares se tornaram mais importantes e respeitadas que as entre os cidadãos e entre estes e o Estado (visto, junto as leis, como marginais). Estas configurações mantiveram-se por séculos e posteriormente ao fim da escravidão, uma nova realidade social surge, e os centros urbanos crescem fazendo as cidades de moradia para ex-escravos e barões-do-café, pois sem escravos não existia propriedade rural autossuficiente, porém a classe rural continuou tendo privilégios e manteve sua força política. O povo brasileiro exacerbava o que o autor chamou de “nosso apego quase que exclusivo aos valores da personalidade”, ou seja, havia sempre muitos “nobres” ostentando títulos e suas riquezas (quando existiam). Engrandecia-se também a inteligência, os títulos de bacharéis, o ócio e principalmente as regalias e vantagens da aristocracia.
Enquanto isso, o livro de Freyre da ênfase