Questionário materiais para construção civil
1. Agregados – definição, aplicações e classificação (origem, massa específica aparente e tamanho de grãos)
Entende-se por agregado o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia. São agregados as rochas britadas, os fragmentos rolados no leito dos cursos d'água e os materiais encontrados em jazidas, provenientes de alterações de rochas (areias).
Geralmente eram classificados como naturais, aqueles que já são encontrados na natureza sob a forma de agregados (Ex: areias e seixos) e artificiais os que necessitam de um trabalho de afeiçoamento pela ação do homem afim de chegar à situação de uso como agregado (Ex: britas e pós-de-pedra). Contudo, a NBR 7211:2005 classifica todos os tipos anteriormente citados como de origem natural guardando a designação artificiais aos obtidos por processos industriais e para aqueles originados a partir de materiais sintéticos tais como produtos ou rejeitos industriais (Ex: argila expandida e escória moída).
Os agregados são utilizados em lastros de vias férreas, bases para calçamentos, entram na composição de material para revestimentos betuminosos, como material de drenagem e para filtros e, finalmente, como material granuloso e inerte na confecção de argamassas e concretos. Sem dúvida, é a sua utilização em concreto a considerada mais importante.
2. Cite os tipos de agregados e cite a suas características.
De acordo com a definição, os tipos de agregados encontrados na construção civil são:
- Filler: Material que passa na peneira n°200 (0,075 mm);
- Areia: Material natural que passa na peneira de malha 4,8 mm (podendo ficar retido até 15% em massa);
- Pedrisco: Material artificial que passa na peneira de malha 4,8 mm (podendo ficar retido até 15% em massa);
- Brita: Material artificial que passa na peneira