Questionário - Internacional
1. Quais requisitos devem ser observados para que um tratado que verse sobre direitos humanos seja equivalente a uma emenda constitucional?
2. Qual o assunto colocado em pauta na discussão entre monismo e dualismo jurídico? R: Relação entre o direito internacional público e o direito interno de cada Estado, sendo a questão central a definição da eficácia e aplicabilidade do direito internacional na ordem jurídica interna dos Estados.
3. Quais as ordens jurídicas que existem de acordo com o dualismo jurídico? Considera que existem duas ordens jurídicas distintas, a interna e a internacional, que são independentes por não possuírem qualquer área em comum. Em outras palavras, o direito interno cuida das relações jurídicas que se desenvolvem no interior do Estado (intraestatais), enquanto que o direito internacional trata das relações jurídicas que se desenvolvem no plano internacional (relações jurídicas extraestatais).
4. Qual a base do dualismo jurídico? concepção estrutural das ordens jurídicas: o direito interno se caracteriza pela subordinação, pois depende exclusivamente da vontade unilateral do Estado e o direito internacional pela coordenação, pois depende da vontade comum de vários Estados.
5. De acordo com o dualismo jurídico, o que é necessário para que uma norma internacional seja aplicada no plano interno?
Para aplicação de uma norma internacional no plano interno é necessário que tenha sido incorporada ao ordenamento jurídico interno. Cada Estado disciplinará o procedimento de recepção da norma internacional ao seu ordenamento jurídico.
6. O que o monismo jurídico sustenta?
Sustenta que existe uma única ordem jurídica, que abrange o direito interno e o internacional.
7. O que é sustentado pelo monismo radical ou internacionalista?
O monismo radical ou internacionalista sustenta a