Questionário do texto "o deus dos oprimidos"
Acredito eu que a realidade que vivemos hoje não se difere muito do tempo dos profetas pois as desigualdades permanecem e a concentração de poder por uma minoria continua causando injustiças e desigualdades.
Quanto ao “Acordar” ainda não consigo dizer se de fato estamos acordando, há sim sinais do “Acordar”, mas acredito que a grande maioria deve ser despertada.
2)Os verdadeiros Profetas eram líderes comprometidos com sua vocação, dedicavam-se a denunciar as injustiças feitas contra o pobre, pregar misericórdia e a justiça em defesa dos oprimidos.
Os Falsos Profetas se ocupavam de pura religiosidade, estavam a serviço do Poder, eles representavam a Religião Oficial a qual era aliada e protegida do Estado.
3)Os Profetas denunciavam àqueles quais oprimiam os fracos, também àqueles que Sacralizavam e Justificavam a opressão, envolvendo-a na aura da aprovação Divina.
Os Profetas eram combatidos pelo poder estatal cujos representantes eram as autoridades, sendo acusados de traição, denunciando sua pregação pregação como “Contrária aos interesses nacionais”, também eram combatidos pelos representantes da Religião Oficial por denunciarem suas práticas religiosas e acusavam os sacerdotes de enganarem o povo.
4)Entendo a Ambivalência da Religião como algo que tanto pode subjugar pessoas como também trazer liberdade dependendo de com qual propósito é utilizada e quais interesses irá atender.
Acredito que a Ambivalência tem sim a ver com a história das “duas versões em cada Religião”,Religião dos Vencedores e a Religião dos Derrotados depende de quem se serve dela e de quem ela serve.
5)A Religião é um Instrumento libertador muito importante para a vida agora e depois, é através Religião que as pessoas são conduzidas a Fé, a qual nos liga a Deus, nos