Questionário do livro Mentes Perigosas
1) O que a autora do livro Mentes perigosas quis dizer com a frase “o psicopata mora ao lado”?
R. Ela quis mostrar que sempre somos sujeitos às práticas delituosas desses indivíduos e eles se encontram por todos os cantos. Podem ser nossos pais, irmãos, amigos, namoradas, enfim, qualquer pessoa que nos cerca pode ser um psicopata.
2) Qual a fábula que Ana Beatriz Barbosa utiliza para ilustrar a natureza de um psicopata?
R. A fábula do sapo e do escorpião, onde o escorpião pede uma carona ao sapo para atravessar o rio e o sapo nega-lhe, sabendo que o escorpião era um bicho muito traiçoeiro, que quando chegasse à outra margem do rio ele o picaria. O escorpião argumenta dizendo que se ele fizesse isto, afundaria também, pois não sabia nadar. O sapo aceitou o pedido e ao chegar à outra margem, o escorpião o picou. Já afundando o sapo pergunta o porquê daquela crueldade. E o escorpião respondeu friamente: - Porque essa é a minha natureza!
3) Qual o grande equívoco que cometemos ao idealizar um psicopata? R. Imaginarmos que ele é um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar.
4) O livro discorre sobre que tipos de pessoas? R. Pessoas frias, insensíveis, manipuladoras, perversas, transgressoras de regras sócias, impiedosas, imorais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão, culpa ou remorso.
5) Por que os psicopatas não costumam levantar suspeita sobre quem realmente são? R. Por serem pessoas charmosas, eloquentes, “inteligentes”, envolventes e sedutores.
6) Quais os níveis de gravidade que possuem os psicopatas e descreva a diferença entre eles. R. Os níveis são: leve, moderado e grave. Os primeiros se dedicam a trapacear, aplicar golpes e pequenos roubos, mas provavelmente não “sujarão as mãos de sangue” ou matarão suas vítimas. Já os últimos, botam verdadeiramente