Questionário de economia
R: Os objetivos da política econômica são: alto nível de emprego;
Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta, como veremos no capítulo 13, são um objetivo da política econômica;
Distribuição Eqüitativa de Renda;
Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.
2. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda Você concorda Justifique sua resposta.
R: A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.
3. Com relação ao setor governo:
a) Em que se constituem a receita fiscal e os gastos do governo, na contabilidade social
R: A arrecadação fiscal do governo constitui-se de Impostos diretos e indiretos, contribuições à Previdência Social e taxas, multas, pedágios e aluguéis. Já os gastos do governo são constituídos por gastos de ministérios e autarquias, gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista, gastos com transferências e subsídios.
b) Defina produto nacional a preços de mercado e renda nacional a custo de fatores.
R: O produto nacional a preços de mercado é o produto nacional avaliado aos preços praticados no mercado (preço final pago na venda). Enquanto o conceito a custo de fatores leva em consideração o que a empresa paga pelos fatores de produção, salários, juros, lucros e aluguéis, de modo que a renda nacional a custo de fatores é a soma de rendimentos pagos aos fatores de produção no período, levando em consideração apenas o que foi pago pelas empresas