Questionário capitalista
Universidade Aberta do Brasil
Faculdade de Educação Física
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado l
Professor Formador: Sérgio de Almeida Moura
Orientadora Acadêmica: Lívia Patrícia Fernandes
Aluna:Maria da Penha
Vamos agora fazer o exercício da escrita a partir das nossas idéias, argumentações, reflexões críticas e os textos referenciais de Freitas, Bracht e Caparroz, para respondermos as questões elaborados pelos grupos em sala de aula.
QUESTÃO 1 - Visto a influência do sistema capitalista na Organização do Trabalho Pedagógico e a necessidade de mudanças, como superar a frase do senso comum:" as teorias não funcionam na prática", para avançarmos na educação? as teorias não funcionam na prática,para que superemos esta afirmação é necessário que façamos uma reflexão a respeito de nosso papel dentro da escola com relação a organização do trabalho pedagógico para que se aplique o ensinamento de maneira diferente na tentativa de mudar a organização capitalista.
QUESTÃO 2 - O que se percebe na atualidade é uma certa inibição da participação da comunidade escolar, na figura do professor e do aluno no processo de organização do trabalho escolar. Desta forma, como a participação desses sujeitos vinculados a uma gestão democrática podem auxiliar de forma qualitativa, crítica e reflexiva na organização deste trabalho, de modo a vencer esta visão fragmentada que paira sobre a divisão do trabalho intelectual e manual no ambiente escolar?
Atualmente a escola tem assumido uma posição de que abrange a todos o plano de organização não pode ficar só na pratica,pois a democracia, sempre estará vinculado a escola que sempre tem que tomar partido o professor tem que propor projetos de ensinos que presa o intelecto do aluno o estado tem o controle sobre as demandas que envolve as verbas destinadas a escola com isso causa certa divisão no jeito de manusear o direcionamento da escola.
QUESTÃO 3 - Professor(a), qual seria a