QUESTIONÁRIO ANABOLIZANTES
1- Quem são as pessoas que mais usam anabolizantes?
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não atletas que buscam um corpo “sarado” (forte desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.
2- O que os anabolizantes fazem no corpo a curto e longo prazo?
O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como: Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia). Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba). Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos : finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas. Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas. Usuários que injetam esteroides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Há ainda, o problema com preparações ilegais dessas drogas, as quais são elaboradas em condições não estéreis colocando em risco os que as utilizam.
3- Quais são os efeitos dos esteroides anabolizantes, sobre o comportamento e mente?
Essas drogas, principalmente em altas doses, aumentam a irritabilidade e agressividade. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa.
Ainda em altas doses, os usuários podem desenvolver outros comportamentos como: euforia, aumento da