Questionário Algas, Raven
1. Qual a importância dos estromatólitos na formação do meio ambiente atual? R: Estromatólitos: Depósitos calcários em camadas produzidos quando colônias de cianobactérias se ligam a sedimentos ricos em cálcio. Eram abundantes no período no qual as cianobactérias desempenharam um papel decisivo na elevação do nível de oxigênio da atmosfera, no início de vida na Terra, são portanto possíveis responsáveis pelo acúmulo de oxigênio na atmosfera e formação da camada de ozônio.
2. *O que são heterocistos e qual sua função? R: Presentes nas cianobactérias, são células especializadas, maiores, fotossinteticamente inativas, envoltas por parede celular espessa(que servem para impedir a fusão de oxigênio para dentro da célula, já que a enzima responsável pela fixação do nitrogênio é sensível ao oxigênio, sendo assim um processo anaeróbico), dentro das quais as cianobactérias filamentosas geralmente efetuam a conversão do gás nitrogênio em amônia, forma na qual o nitrogênio fica disponível para reações biológicas.
3. Cite diferenças encontradas entre cianobactérias e algas. R: São procariontes, enquanto todas as algas são eucariontes, presença de heterocistos, do pigmento mixo xantofila, e tem como produto de reserva o glicogênio.
4. Como é feita a movimentação das cianobactérias? R: Não possuem estruturas locomotivas, portanto se movimentam através de deslizamento por extrusão de mucilagem ou por movimentos helicoidais.
5. Diferencie cianobactéria uniseriada da multiseriada. R: Esta definição se refere à organização do tricoma em cianobactérias filamentosas. Dependendo da organzação do tricoma, pode ser definido como uniseriada ou multiseriada.
6. Comente sobre as quatro formas de reprodução assexuada das cianobactérias. R: Hormogônio: Pedaço de tricoma destacado capaz de gerar outra cianobactéria. Acineto: Células maiores, circundadas por envoltórios espessos, resistentes ao calor e a falta de água, permitindo que a cianobactéria sobreviva a períodos