Questionario1
Devido à influência de vários fatores como a crise da produção do açúcar e algodão nas Antilhas e dos Estados Unidos da América pois os fazendeiros precisavam encontrar outro produto de fácil colocação no mercado internacional. Houve também a decadência da mineração que libertou mão de obra e recursos financeiros na região Centro-Sul que podiam ser aplicados em atividades mais lucrativas. A produção brasileira foi favorecida pelo colapso dos cafezais de Java e do Haiti por causa dos levantes de escravos e da revolução que tornou o país independente. Além disso, a estabilização do comércio internacional depois das guerras napoleônicas e a expansão da demanda Europa e América por uma bebida barata também contribuíram para a revelação da cultura do café.
2°) Por que se pode afirmar que o comerciante de café desempenhava um papel fundamental na economia cafeeira?
Porque o comerciante era o único trabalhador capaz de tomar dinheiro emprestado e repassá-lo ao fazendeiro. Em troca, o comerciante adquiria um cliente, recebendo comissão dependendo da porcentagem do valor da venda.
3°) Sobre que bases se assentava a relação entre fazendeiros e comerciantes de café?
A administração do trabalho envolvia um ritmo onde o proletariado recebia o pagamento pelos seus serviços, por conta disso, a lavoura demandava muito capital de giro para sua operação, em conta disso existia a dependência do fazendeiro de café perante o comerciante.
4°) Como funcionava o sistema de financiamento da produção cafeeira? Quais eram suas limitações?
O financiamento da produção cafeeira se baseava de forma em que a principal fonte de financiamento de capital residisse nos lucros gerados pela própria produção. A relação do sistema de financiamento funcionava da forma em que o comerciante tinha a função de prover ao fazendeiro os recursos necessários para a formação