questionario
DAVI ARAUJO DE SOUSA
TERESINA/2012
QUESTOES DO GRUPO 1
1-OS ESTRUTURALISTAS UTILIZAM, PARA ESTUDAR AS ORGANIZAÇÕES, UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL MAIS AMPLA DO QUE A DE QUALQUER TEORIA ANTERIOR, POIS PRETENDEM CONCILIAR A TEORIA CLÁSSICA E A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, BASEANDO-SE TAMBÉM NA TEORIA DA BUROCRACIA. ASSIM, A ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES DO PONTO DE VISTA ESTRUTURALISTA É FEITA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM MÚLTIPLA QUE LEVA EM CONTA SIMULTANEAMENTE OS FUNDAMENTOS DA TEORIA CLÁSSICA, DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS E DA TEORIA DA BUROCRACIA. SABENDO DISSO EXPLIQUE ESSA NOVA FORMA DE ANALISE DOS ESTRUTURALISTAS.
R. O estruturalismo tem sido frequentemente criticado por ser não histórico e por favorecer forças estruturais determinísticas em detrimento à habilidade de pessoas individuais de atuar.
02- CARACTERIZE A ABORDAGEM MÚLTIPLA DA ORGANIZAÇÃO E EXPLIQUE PORQUE A ANALISE INTER ORGANIZACIONAL TAMBÉM INFLUENCIA NA ORGANIZAÇÃO?
R. Modelo racional da organização e modelo natural da organização. Influencia no fato de estarem em conjunto e abraçar inúmeras causas dentro de uma organização.
03- PARA OS ESTRUTURALISTAS AS ORGANIZAÇÕES PODEM SER CONCEBIDAS SEGUNDO DUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES, O MODELO RACIONAL DA ORGANIZAÇÃO E O MODELO NATURAL DAS ORGANIZAÇÕES. SABENDO DISSO ESTABELEÇA UM PARALELO ENTRE ESTES MODELOS.
R. O modelo racional da organização: concebe a organização com um meio deliberado e racional de alcançar metas conhecidas. Os objetivos organizacionais são explicitados. É um sistema fechado, tendo como característica a visão focalizada apenas nas partes internas do sistema, com ênfase no planejamento e controle. Expectativa de certeza e de viabilidade. neste modelo inclui a abordagem clássica da administração e a teoria da burocracia.
04- SEGUNDO ETZIONI, AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM IMPOR UMA DISTRIBUIÇÃO DE RECOMPENSAS E SANÇÕES. BASEADO