questionario a respeito de texto de sociologia
Faculdade de Direito
Sociologia Jurídica
Docente: Géssica Barreto
Turma: 116 A
Grupo 6: Amanda de Oliveira Caixeta, Mércia Santos Ferreira, Nallionay Cardoso Coutinho,
Rafael Mendes Guimarães e Sunaide Mendes Ferreira.
Questionamento sobre o texto “O guardião da cidade- Reflexões sobre casos de violência praticados por policiais militares”.
O presente texto de Adilson Paes de Souza traz como explicito no próprio título, a questão dos atos de violências cometidos por policias, desse modo atos de violação aos
Direitos humanos. Segundo o autor o cenário atual não é dos melhores, pois a cada dia se torna mais frequente o predomínio de violências, injustiças e impunidades. Sendo, portanto importante o papel da educação para a garantia desses direitos.
No entanto o intrigante é que nos próprios regulamentos da policia militar a garantia dos direitos humanos é considerada como algo fundamental. Havendo na própria grade curricular do Curso de Formação de oficiais, significativas horas destinadas às aulas de
Direitos Humanos. De acordo com a entrevista (presente no texto) feita com um policial militar, na sua formação não era demostrada a realidade e não eram mencionados os problemas com os quais iriam se deparar.
Mesmo estando visíveis os problemas da violência cometida pelos responsáveis da segurança publica. É divulgados avanços no combate a violência policial, justificando a existência de atos violentos como sendo casos isolados, e também devido às resistências.
Como exemplo do que acontece na realidade, a “operação sexto mandato” ocorrida no estado de Goiás, divulgada em fevereiro de 2011. Deixa clara a existência de ações criminosas por policiais militares. Sendo o homicídio a principal prática. E entre essas ações foram cometidas execuções de vitimas sem qualquer envolvimento com o crime.
Assim é gerada na população uma sensação de insegurança. Porém infelizmente é existente na sociedade uma visão aprovativa