Questionario pre socraticos.
1- Comente o que moveu alguns gregos à Filosofia. 2- Enumere os principais traços da Filosofia nascente. 3- O que é a tendência à racionalidade? 4- Qual a noção de conhecimento verdadeiro trazida pala Filosofia nascente? 5- O que significa afirmar que razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais? 6- Explique as maneiras pelas quais o mito narra à origem das coisas? 7- Que explicações foram dadas sobre a continuação ou ruptura da Filosofia com relação à cosmologia e à teogonia? Qual a explicação aceita hoje? 8- Disserte sobre as principais diferenças entre Filosofia e Mito. 9- Quais as principais condições históricas que propiciaram o surgimento da Filosofia na Grécia? 10- Por que o surgimento da política foi decisivo para o nascimento da Filosofia
Respostas:
(1°) A Filosofia surge quando a explicação da realidade universal dada pelos mitos já não satisfaz a alguns pensadores gregos. Estes começam a fazer perguntas e buscar respostas, mostrando que o mundo e os seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana.
A verdade do mundo e dos homens passa a não ser algo secreto e misterioso, torna-se algo que podia ser conhecido por todos através do pensamento, da sabedoria, do uso metódico da razão.
O momento histórico da Grécia Antiga em que surge a Filosofia está vinculado à organização da polis – cidade-estado. A cidade foi criação dos homens e não dos deuses e podia se organizada, dirigida e pelos homens, pela razão. Os filósofos queriam uma explicação para o mundo, uma ordem para o caos.
(2°) Tendência e racionalidade, Recusa de explicações preestabelecidas, Tendência à argumentação e o debate para obter respostas conclusivas, Capacidade de generalização, síntese, semelhanças e identidades para diversas coisas. Capacidade de diferenciação - compreender as diferenças onde parece haver identidade ou semelhança. Análise.
(3°) Tendência à racionalidade, isto é, a razão e