Questionario Homeopatia Parte 1
Historia, princípios e fundamentos da homeopatia
1) Quem foi Hipócrates?
(468 a.C – 377 a.C) Médico grego considerado o pai da medicina, responsável pelo estabelecimento de uma atividade médica apoiada no conhecimento experimental, desvinculada da religião, da magia e da superstição.
2) Dentre os precursores de Hipócrates?
Sacerdotes egípcios, a escola jônica – com Pitágoras e Empédocles.
3) O que quer dizer vis medicatrix naturae?
Significa: via natural de cura (o poder curativo da natureza), onde as doenças deveriam ser interpretadas considerando o quadro particular de cada individuo.
4) Qual a diferença de Alopatia?
Alopatia: medicina convencional também denominada assim, por empregar medicamentos que produzem no organismo um estado oposto aos sintomas para neutralizá-los.
5) Qual a diferença entre fitoterápica e homeopatia?
A Fitoterapia é o tratamento mediante o uso de plantas (reino vegetal). As matérias-primas dos fitoterápicos são plantas (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos.
Na Homeopatia os medicamentos são preparados a partir de substâncias provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal. A lei que rege a homeopatia afirma que os semelhantes se curam pelos semelhantes. Uma pessoa sã ingere doses tóxicas de certa substância e apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia; essa mesma substância, preparada homeopaticamente, é administrada ao enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia, obtêm-se a cura desses sintomas.
6) A homeopatia é lenta?
O que ocorre é que, como a homeopatia se preocupa com as causas que levaram o indivíduo ao desequilíbrio, algumas vezes aparentemente aumentando a intensidade dos sintomas visando fortalecer os mecanismos naturais de cura e não os suprimindo simplesmente, tem-se a falsa impressão de que os medicamentos homeopáticos são lentos em sua atuação. Mas se o paciente encontra-se energeticamente