questionario de custos
A contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.
2. Quais os principais objetivos básicos da Contabilidade de Custos.
A contabilidade de custo foi desenvolvida para fornecer informações de custos para os usuários da contabilidade, além de cumprir uma exigência fiscal, é um valioso instrumento de gestão, fornecendo informações que possibilita à administração gerenciar suas atividades produtivas, comerciais e financeiras
3. Qual a relação entre os princípios da competência, prudência e uniformidade com a contabilidade de custos?
PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA: As receitas, as despesas e os custos devem ser reconhecidas na apuração do resultado do período a que pertencerem.
PRINCÍPIO DA UNIFORMIDADE (CONSISTÊNCIA): Diz que os critérios aplicados num período, nos registros contábeis e nos levantamentos deles decorrentes, devem ser mantidos nos períodos subsequentes.
PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA (CONSERVADORISMO): Pressupõe que na elaboração de demonstrações financeiras todas as despesas e prejuízos devem ser previstos e provisionados, mas as receitas nunca devem ser antecipadas antes que possam ser consideradas como realizadas.
4. A partir de que século a Contabilidade de Custos teve um grande desenvolvimento?
A contabilidade de custos, com caráter científico começou, efetivamente, em meados do século XIX, com a empresa industrial.
5. Por que é necessário que as empresas industriais tenham um bom sistema de Custos?
Como um complemento da contabilidade geral, a contabilidade de custos visa proporcionar a informação requerida pela gerência, bem como para determinar o valor exato dos estoques existentes, de produtos acabados e de produtos em fabricação, com a