QUESTION RIO II
“Aquele era seu pior inimigo (espelho). O mais cruel, o mais cínico, o mais sem piedade. Um inimigo que falava a verdade.
Ainda com a escova de cabelo na mão, ela não podia deixar de encará-lo. “Feia...” Isabel sufocou um soluço. “Gorducha...” Uma lágrima formou-se na pontinha da pálpebra. “Que óculos horrorosos...” Você plantou uma rosa no nariz, é?”Sabe que essa rosa vai ficar amarela? Amarela e grande...” “O seu nariz vai inchar...” Aquela garota que sempre tinha uma resposta para tudo, sempre uma gozação na hora certa, não sabia o que dizer quando seu grande inimigo apontava sadicamente cada ponto fraco que havia para apontar.” (BANDEIRA, Pedro – A marca de uma lágrima, 1988, p. 6)
De acordo com o conteúdo estudado como você analisa a situação? a) Se trata da perda do corpo infantil e aquisição do corpo adulto. b) O sujeito se desenvolveu intelectual e socialmente, mas é imaturo em relação as mudanças em seu corpo.
c) Período de conflitos internos sendo necessária a intervenção médica e psicológica.
d) O sujeito apresenta condições de estabelecer relacionamentos estáveis.
e) A imagem corporal indica sérios problemas relacionados a personalidade. “Tenho certeza de que com minhas ideias serei eleito.
Devo ser o mais votado para presidente de meu país. E acredito que com o passar do tempo, após executar todos os meus planos, com certeza, haverá no futuro, uma estátua minha, numa das principais praças da capital de meu país.”
Guilherme (14 anos) pensa dessa forma porque apresenta:
(Assinale a alternativa correta)
a) Capacidade para criticar o sistema social, propor novos códigos de conduta, discutir valores morais e construir os seus próprios, em função da autonomia no pensamento, recentemente conquistada.
b) Dificuldade para compreender que é apenas uma criança, provavelmente seja muito mimado pelos pais.
c) Imaturidade relacionada a própria idade, a medida que for crescendo irá mudar este