Question Rio 3 Org Nica 1
BÁRBARA VOSS DE AMIGO
JULIANA PANCERI FRANCO
PATRÍCIA GONÇALVES TEODORO
PRÁTICA Nº 4: SEPARAÇÃO E EXTRAÇÃO DE UMA MISTURA DE SUBSTÂNCIAS - EXTRAÇÃO COM SOLVENTE QUIMICAMENTE ATIVO
I
VILA VELHA - ES
FEVEREIRO– 2015
BÁRBARA VOSS DE AMIGO
JULIANA PANCERI FRANCO
PATRÍCIA GONÇALVES TEODORO
PRÁTICA Nº 4: SEPARAÇÃO E EXTRAÇÃO DE UMA MISTURA DE SUBSTÂNCIAS – EXTRAÇÃO COM SOLVENTE QUIMICAMENTE ATIVO
Relatório do Curso de Engenharia
Química apresentado à Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Orgânica Experimental I sob orientação da Professora Maria Alice Moreno Marques.
VILA VELHA - ES
FEVEREIRO– 2015
QUESTIONÁRIO
1) No que consiste o procedimento de extração líquido-líquido? Explique, se possível utilizando exemplos.
A extração líquido-líquido consiste em misturar uma solução em um solvente que seja imiscível no primeiro solvente. Para que o procedimento funcione devem-se formar duas fases ou camadas. O soluto é extraído de um solvente para o outro, porque ele é mais solúvel no segundo solvente do que no primeiro. Após a agitação, o sistema é mantido em repouso até que ocorra separação completa das fases. Por fim é retirado o produto desejado.No experimento realizado utilizou-se a água como primeiro solvente e o hexano como segundo solvente e o iodo foi o soluto extraído. A extração líquido-líquido é realizada em um funil de separação.
A extração repetida com pequenas quantidades de solvente extrator (extraçãomúltipla) permite a obtenção de maiores rendimentos do que a realizada de uma só vez com o mesmo volume total desse solvente.
A extração é usada de muitas maneiras na química orgânica. Por exemplo: muitos produtos naturais ocorrem em tecidos de animais ou de plantas com alta proporção de água. A extração dos tecidos com um solvente imiscível em água é