Questao Urbana
Profª: Carolina Ferro
Nome: Núbia Lima C. dos Reis
CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS
No decorrer da história da humanidade surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos. A cidadania esteve e está em permanente construção, é um referencial de conquista da humanidade.
A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo, a cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais. Essa última forma de cidadania é a que nos interessa.
Estes direitos sociais que abordaremos interfere diretamente na vida e dignidade das pessoas, sabemos que a garantia dos direitos sociais é um processo no decorrer da história que foi (e ainda é) cercado por lutas e disputas entre Estado e cidadãos, ou sociedade, diremos assim.
Os movimentos sociais garantiram muitas conquistas para toda a sociedade, como o Movimento do SUS, este movimento começa a tomar forma após a Constituição Federal de 1988, esta Lei “pelo caráter democrático, participativo e voltado para o reforço da cidadania... tem sido reconhecida como Constituição Cidadã” (Paim, o que é SUS, pag.62) houve uma regulamentação para a participação da gestão, com os conselhos paritários de saúde entre usuários, prestadores de serviços e trabalhadores, é uma forma do movimento estar atuando, sempre presente para a garantia e execução da melhor maneira possível de atendimento para toda a população, apesar de seu bom funcionamento ainda não está consolidada como uma política de saúde universal, pois é vista por muitos como um atendimento para os “pobres” mas as perspectivas de avanço são boas, existem ainda muitos desafios mas está cada vez mais se consolidando como política social no país, o que não pode sessar são as