Questao social e suas expressoes
No mundo atual percebe-se que os indivíduos são diferenciados pelos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, cor, sexo, cultura e outros.
Encontram-se essas diferenças na sociedade, pois nelas existem indivíduos que vivem na mais absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeadas de luxo com mesas fartas, enquanto outros nem sequer fazem uma refeição decente durante todo o dia.
As desigualdades sociais assumem feições distintas, porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, político e cultura de cada sociedade.
2 QUADRO DE APRESENTAÇÃO
Karl Marx Concepção do pensamento Ex. encontrado atualmente que justifica a concepção
Desigualdades sociais O pobre servia única e exclusivamente para trabalhar para os seus patrões As diferenças do indivíduo no mundo em que vive se baseia nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, cultura, cor.
Concepção de Estado e governo A luta armada derrubou a sociedade feudal e implantou uma base de uma sociedade que permanece. Marx criticou o socialismo utópico e defendeu o socialismo científico, o único caminho possível para uma sociedade baseada nos princípios comunistas. A elite entre capital e trabalho que foi herdada do período anterior o que inclui a própria organização estatal.
A exploração do homem pela própria espécie. A alienação de diversas formas.
A concepção da lei para a vida em sociedade Redução de jornada de trabalho, divisão social do trabalho, mais valia. O capitalismo se apresenta ainda nos dias atuais como um regime econômico de exploração.
Formas de abordagem das desigualdades sociais Marx aborda formas de enfrentamento e diz que a luta do proletariado no capitalismo não deveria se limitar à luta dos sindicatos por melhores salários e condições de vida, deveria ser uma luta ideológica para que o socialismo fosse conhecido pelos trabalhadores e assumido como luta política pela tomada do poder. Lutas de classes sociais menos favorecidas para melhores condições de